MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - SUA IMPORTÂNCIA
A Música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo a linguagem.
A música no contexto da Educação infantil tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos como a formação de hábitos e atitudes, comportamentos. Outra prática corrente tem sido o uso das bandinhas rítmicas para o desenvolvimento motor, da audição, e do domínio rítmico.
A música está presente em diversas situações da vida humana. As crianças entram em contato com a música desde cedo e é um ponto de partida muito importante para o processo de musicalização. Existem vários meios que estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-os para níveis cada vez mais elaborados.
A proposta do trabalho com a música na Educação infantil, é garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos.
A linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como:
- PRODUÇÃO: centrada na experimentação e na imitação, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.
- APRECIAÇÃO: percepção tanto dos sons e silêncios quanto das estruturas musicai, buscando desenvolver, por meio do prazer da escuta a capacidade de observação, análise e conhecimento.
- REFLEXÃO: sobre questões referentes à organização, criação, produtos e produtores musicais.
O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível a bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.
O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva, interagindo, escutando, imitando através do exercício sensorial e motor com materiais sonoros diversos, construindo todo um repertório, tendo as mais várias reações: atenção, tranquilidade, agitação.
Resumo by Taty Amaral com base no RECNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Conhecimento de Mundo - Vol. 3 - MEC - 1998.
Como levar uma Criança a Cristo
Métodos:
Deve ser falado sobre o Plano de Salvação a toda criança que não recebeu a Jesus ainda. Mesmo depois da conversão a criança deve estar sempre ouvindo sobre o Plano de Salvação (de preferência que em todo estudo se introduza alguns deles, ou todos se for possível).
Mensagem do Plano de Salvação:
1- Deus é Criador, Santo, Justo e Amor. Jo 3:16
2- Jesus, o único e perfeito Filho de Deus. Rm 5:8
3- Todos somos pecadores. Rm 3:23
4- Jesus morreu em nosso lugar, derramando seu sangue por nós. 1Co 15:3
5- O Salvador ressurreto e exaltado.1Co 15:4
6- A salvação é um presente que precisa ser recebido. Rm 6:23
Pode ser mostrado como abaixo ou também como o Espírito Santo te tocar:
_ Há cinco degraus que nos conduzem à salvação. É necessário subi-los se quisermos
ser salvos:
1- Sou pecador.
2- Deus me ama.
3- Cristo morreu por mim.
4- Eu aceito Jesus como meu Salvador.
5- Tenho a vida eterna.
1- Sou pecador- Rom.3:23 "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
2- Deus me ama- Jo 3:16 "Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna“.
3- Cristo morreu por mim- 1Co 15:3 "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou..."
4-Eu aceito Jesus- Jo 1:12 "A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome."
5- Tenho a vida eterna- Jo 11:25 "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."
O CONVITE PARA A SALVAÇÃO
Chamado também de apelo, consiste em se dar oportunidade a criança de se apropriar do Presente da Salvação (ítem 5 acima). O Espírito Santo age na vida da criança, operando o novo nascimento. O convite para a criança receber o Salvador, seguido de uma ação visível, é o elo para se identificar àquela que está interessada e precisa de ajuda. Não deve ser algo que emocione, assuste, pressione ou persuada a criança.
O apelo possui algumas características que devem ser observadas:
- Deve ser claro, curto, pessoal, bíblico e positivo. Deve ser compreensível à criança e coerente com o fato da história e os demais pontos da Mensagem da Salvação.
- Deve ser num ambiente em que esteja tudo calmo e organizado, para que não haja interrupções.
- Deve haver uma manifestação visível por parte da criança, com gesto ou palavra.
LEIS QUE REGEM O ENSINO
1- Lei do Desenvolvimento - é a ordem lógica no aprendizado, quando há tempo para tudo. Por ex: um bebê recebe leite, papinha e sucos, para depois chegar à comida sólida; a criança precisa conhecer os números, aprender a somar para dominar depois a multiplicação. Assim também na vida cristã, é preciso aprender primeiro a Mensagem da Salvação, levando a criança a receber o Salvador, para depois dar-lhe a segurança e encaminhá-la no andar com Cristo.
2- Lei do Exercício -é aprender fazendo; colocar em prática o ensino, sempre que possível. Por ex: se na aula foi mencionado o ensino sobre a oração, planeje um tempo extra para as crianças se reunirem para orações específicas.
3- Lei do Efeito -é a satisfação em aprender; o ensino apresentado de forma agradável que proporciona prazer em repetí-lo. Por ex: se a lição proporcionou o desafio de falar de Cristo para um coleguinha e a criança ao fazê-lo foi ridicularizada, cabe ao professor evitar o desânimo, elogiando seu esforço e estimulando-a a tentar novamente.
A lição bíblica deve conter verdades que levem o aluno não salvo a conhecer o Salvador e orientem também o salvo, na vida cristã.
PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
Para uma boa preparação da lição devemos separar tempo para estudá-la e orarmos por nós mesmos. Orar para que o Espírito Santo nos torne sensíveis aos ensinamentos contidos na lição a ser estudada. E se for uma passagem já conhecida, que Ele a renove para nós. Lembre-se de que Ele é o Autor do Livro e conhece nossas necessidades bem como as de nossos alunos.
Devemos preparar toda a lição a ser apresentada, assim como materiais que utilizaremos.
Ex.: flanelógrafo, cartazes com cenários para a lição, cadernos ilustrados, etc.
Orar por você, pela lição em si e pelos seus alunos.
(Autor Desconhecido)
(*) Método sugerido pelos sites http://www.montesiao.pro.br/redecrianca/professor.htm
http://www.comepe.org.br/criancas/materias/0,241005.htm.
COMO EVANGELIZAR CRIANÇAS (*)
O CÉU - SÓ HÁ UM CAMINHO
O céu é um lugar maravilhoso? A Bíblia, a Palavra de Deus, diz que lá NUNCA haverá lágrimas, morte, tristeza, choro, dor ou escuridão. O pecado também não poderá entrar ali. O céu é um lugar lindo ? Na Bíblia lemos que a cidade celestial é de ouro puro e brilhante coro o cristal. O Céu é um lugar preparado. A Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, está preparando (construindo ) um lugar para todos aqueles que O aceitam em seus corações - todos aqueles que se tornam membros da família de Deus. Você não gostaria de saber que algum dia irá ao céu viver com o Senhor Jesus para sempre? Deixe-me dizer-lhe como você pode ter a certeza de ir para o céu.
PEQUEI
A Palavra de Deus, a Bíblia, diz que só há uma coisa que nos impede de ir para o céu. Um coração cheio de escuridão do pecado não nos deixa entrar no céu. E todos os pessoas do mundo pecaram. Em Romanos 3: 23 lemos: " Todos pecaram" e em Romanos 3:10, " Não há justo, NEM SEQUER UM ". Justo.
Isso significa aquele que as pessoas não fizeram aquilo que Deus quer que faça. Será que você costuma dizer, fazer e pensar coisas que não agradam a Deus?
Já mentiu, enganou, roubou ou desobedeceu? Isso é pecado! A Palavra de Deus diz : " a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).
A Bíblia diz que nem o pecado e nem o pecador podem entrar no céu. (Apocalipse 21 :27).
DEUS ME AMA
Estou muito feliz que a nossa estória não parou naquele ponto triste. Lemos em João 3: 16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito... " e em Romanos 5: 8 " Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores".
Somente Deus poderia mostrar esse amor.
Costumamos ser gentis com os nossos amigos quando eles são gentis conosco. Mas quando eles não são gentis conosco, achamos muito difícil ser gentil com eles. O mesmo não acontece com Deus. Ele nas amou quando nós ainda não O amávamos, nem pensávamos nEle. Deus, o Pai, nos amou ao ponto de mandar o Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para morrer por nós.
E o Senhor Jesus, que é Deus o Filho, nos amou a ponto de querer vir a terra para morrer por você e por mim.
CRISTO MORREU POR MIM
Mesmo nos amando, Deus não pode deixar o pecado fazer parte de nossas vidas. A Bíblia diz, em 1 Coríntios 15: 3, "Cristo morreu pelos nossos pecados.. . foi sepultado, e ressuscitou segundo as Escrituras (Bíblia )".
Quando o Senhor Jesus, o Filho de Deus sem pecado, morreu na cruz, morreu em seu e meu lugar.
Ele fez isso por nós, para que nós pudéssemos entrar um dia no céu.
Você crê no que Deus diz na Bíblia? Pode dizer de todo o seu coração: "Se Deus disse, eu creio " ?
Isso é fé - crer na Palavra de Deus.
O MARAVILHOSO PRESENTE DE DEUS
Deus tem um presente para você ! O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz para que você pudesse receber esse pressente.
Você lembra do seu último aniversário? Lembra dos presentes que recebeu? Você pagou pelos presentes? Trabalhou para ganhá-los? É claro que não! Eram presentes!
Deus quer dar a você a vida eterna. Você não pode pagar, nem trabalhar para receber a vida eterna.. Você tem que crer no que Deus diz na Sua Palavra.
Creia que esse maravilhoso presente é para VOCÊ. 'Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus' (Efésios 2: 8).
EU ACEITO O PRESENTE
Há muitas pessoas que crêem que o céu é um lugar maravilhoso... crêem até mesmo que Jesus Cristo morreu na cruz por cousa dos pecados.. . mas não poderão entrar no céu. Sabe porquê? Porque não aceitaram a Cristo como seu Salvador pessoal.
Em Apocalipse 3: 20, lemos: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém (homem, mulher, menino ou menino) ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". O Senhor Jesus está lhe dizendo: "Se você abrir a porta do seu coração, pela fé, isto é, crendo em Mim, dar-lhe-ei esse maravilhoso presente de vida. Este é o presente de Deus - a vida etena!
Você não quer aceitá-LO agora, para que, um dia, possa ir ao belo lugar chamado céu?
Tudo o que você tem a fazer é abrir a porta do seu coração e deixar Jesus entrar.
Vamos abaixar a cabeça e fechar os olhos, enquanto você agradece o Senhor Jesus por ter morrido por você e pelo vida eterna que Ele lhe dá.
(Faça uma oração para ajudar as crianças)
SEGURANÇA
Depois que a criança aceitar a Cristo em seu coração, não se esqueça de lhe mostrar na Bíblia o que Deus diz sobre a salvação.
Pergunte: Agora que você aceitou o Senhor Jesus Cristo em seu coração, terá que morrer pelo seu próprio pecado? Não !
Em ICoríntios 15:3, nós lemos que Cristo morreu pelos nossos pecados.
Será que você preciso ser castigado pelo seu pecado? Não! Por que não? Porque o Senhor Jesus já foi castigado em seu lugar.
E se você pecar novamente? (Leia 1 João 1:9 ). O Senhor Jesus estará SEMPRE ao nosso lado para nos ajudar.
Podemos orar a Ele em qualquer momento. Onde Ele está? (Apocalipse 3: 20). No seu coração. Lemos em Hebreus 13: 5 que Ele jamais nos deixará ou abandonará.
Repita para as crianças, as últimas palavras... "te deixarei, nem te desampararei", usando para cada palavra, um dedo da mão, e fazendo-o repetir algumas vezes. Mas você está vendo que está faLtando uma coisa? O que está faltando? A palavra NÃO. Então Deus nos promete: "NÃO te deixarei, nem te desampararei".
Faça a criança repetir todas as palavras usando os dedos para as cinco últimas e dando bastante ênfase sobre o NÃO.
Insista com ela para que leia a Bíblia, para que ore e para que testemunhe.
(Fonte: Texto adaptado - Aliança Pró Evangelização das Crianças).
(*) Retirado do site (Autor Desconhecido):
http://www.portalgospel.com/index.php?url=/dicas/evangelizar_criancas.htm
Algumas sugestões para o
Evangelismo Infantil:
1) Quando evangelizando:
• NÃO tente ser Deus - é o Espírito Santo quem convence as pessoas do pecado.
• NÃO ofereça brindes ou prêmios.
• NÃO enfatize o medo ou o inferno.
• NÃO pressione o grupo.
• NÃO insista em que a criança faça uma oração repetida ou memorizada.
• NÃO manipule as crianças com perguntas que sugerem uma determinada resposta: Quer aceitar a Jesus? Você quer ir para o inferno? Você vai confessar Jesus como seu Salvador?
2) Quando evangelizando:
• Tenha um relacionamento íntimo com as crianças.
• Incentive as crianças a expressarem seus pensamentos, dúvidas e decisões em suas próprias palavras. Algumas perguntas que podem ser feitas: Há quanto tempo está pensando sobre este assunto? O que entende sobre a salvação? Por que quer ser salvo? O que Jesus quer que você faça agora? Como vai explicar aos seus amigos o que aconteceu hoje?
• Apresente o plano de salvação, usando a Bíblia na Linguagem de Hoje, pois tem um vocabulário mais acessível às crianças.
• Esclareça conceitos, corrigindo idéias erradas.
• Incentive a criança a falar com Jesus pessoalmente, usando suas próprias palavras.
• Continue a trabalhar com a criança depois de sua decisão por Cristo.
• Não fale: “Você está salva agora!”. Deixe a criança confirmar por conta própria o que aconteceu com ela.
3) Depois que a criança receber a salvação:
• Converse com os pais.
• Verifique se a criança tem uma Bíblia e se sabe usá-la.
• Arrole a criança em uma classe de discipulado, de preferência ao nível de entendimento dela.
• Ore constantemente pela criança.
• Providencie um “orientador” espiritual para a criança.
• Providencie material para ser usado em casa, com o objetivo de ajudá-la no início da vida cristã.
(*) Este é apenas um fragmento do texto, veja o texto completo no endereço
(Autor Desconhecido)
http://www.monergismo.com/textos/evangelismo/evangelismo_criancas.htm
ERROS DE UMA PROFESSORA
ACERTOS DE UMA PROFESSORA
5 FERRAMENTAS QUE FORMAM OS HÁBITOS, ATITUDES E A VIDA DE UMA CRIANÇA
O aprendizado de uma criança é feito, em cada lar, de 5 maneiras, para o bem ou
para o mal. Trata-se de 5 coisas que estamos fazendo continuamente. São as
“ferramentas” que formam os hábitos, atitudes e a vida de uma criança. E é a
maneira como manejamos essas “ferramentas” que determina o que lhes
ensinamos.
1. Exemplo. Analise bem o que se passa em sua casa, e veja se essas coisas
não estão influenciando seus filhos. Pergunte a si mesma: “o que estou
ensinando ao meu filho pelo meu exemplo e pelo das pessoas que entram
e saem de meu lar?”
2. Incentivo. Que tipo de atos e atitudes estou incentivando, e que tipo estou
deixando de incentivar, com meus elogios e palavras de apreciação? Por
exemplo, quando uma criança recebe muita atenção por um mau
comportamento, mas não recebe nenhuma quando se comporta bem, está
recebendo incentivo para se comportar mal.
3. Explicações. A maneira como explicamos as coisas para as crianças, ou
não, tem muita importância. As respostas que damos às perguntas, tais
como: porque vamos à igreja, porque temos que compartilhar os
brinquedos, quem é Deus, etc, _ que nós lhe damos diariamente, às vezes,
com certa irritação por estarem fazendo tantas perguntas, são muito
importantes. Precisamos pensar bastante nas respostas que damos e expôlas
em termos que as crianças compreendam bem. Lembre-se: o silêncio é
uma forma de resposta. Em alguns casos, será uma explicação sábia, em
outros, será uma explicação perigosa. Se não souber responder, explique
que não sabe mas que irá se informar e depois dê a resposta da melhor
forma possível. Mas não esqueça de realmente atender a essas perguntas.
4. Experiência. E as experiências que seus filhos estão tendo? O que estão
aprendendo com elas? Estão aprendendo que a desobediência de leis e
princípios sempre traz conseqüências? Que a vida contém perigos, bem
como prazeres? Estão aprendendo a confiar ou a temer? Não poderemos
ter o controle de todas as experiências por que passam nossos filhos, mas
podemos controlar a maior parte das que vão entrar na formação de sua
personalidade. Podemos encarar cada experiência como uma oportunidade
de aprendizado, e orar para que Deus nos oriente na forma de as usarmos
para ensinarmos as lições que realmente queremos que eles aprendam.
5. Correção. Naturalmente a correção nem sempre é castigo físico. Para
algumas crianças basta uma palavra. Basta simplesmente dizer-lhes em
voz calma: “Não, não toque nisso”. Já é uma correção. Não é necessário
que a mãe fique irritada e nervosa, ou tome atitude de vingança. Privar o
filho de certos privilégios, também é correção, bem como colocá-lo em uma
cadeira, durante quinze minutos, ou fazê-lo brincar sozinho em seu quarto,
quando briga com outras crianças. Todas essas formas de correção, são
muitas vezes, mais eficientes do que palavras insensatas que dizemos em
momentos de extrema irritação e nervosismo. “Repreender” e “reprovar”
são dois termos que a Bíblia emprega para designar correção. Se não o
fizermos, as crianças não vão saber quais são seus limites. Mas lembre-se:
devemos reprovar o comportamento e não a criança em si.
Algumas mães (e pais) recorrem apenas à correção para ensinar seus filhos. Elas
não lembram que essa é apenas uma da 5 ferramentas que Deus nos concedeu.
Ignoram que estão ensinando os filhos também pelo incentivo, pelo exemplo,
pelas explicações e experiências, tanto quanto pelos castigos que aplicam. Dessa
forma, ao invés de serem utilizados para o atingir o mesmo objetivo, voltam-se uns
contra os outros.
Então, são estes os termos que operamos: exemplo, incentivos, explicações,
experiências e correção. Agora temos que perguntar: “o que vamos fazer com
esses elementos? Quais são os objetivos que queremos alcançar na criação dos
filhos?”.
Para ajudá-los nessa tarefa, façam o seguinte estudo bíblico em casa:
O que Deus quer de meu filho:
(objetivo de caráter positivo na formação da personalidade)
1. Obediência (Efésios 6;1)
2. Respeito pelas autoridades (Efésios 6:2)
3. Autocontrole (Provérbios 14:29; 16:32; 25:25)
4. Paciência (1 Tessalonicenses 5:14)
5. Diligência (entusiasmo, motivação, capacidade de trabalho) (Provérbios
15:19; Romanos 12:11)
6. Bondade (Efésios 4:32)
7. Coragem e confiança (Josué 1:10; 2 Timóteo 1:7)
8. Alegria e felicidade (amor à vida) (1Pedro 3:10; Filipenses 2:14; 4:4)
9. Amor aos outros (Romanos 12:10; Tiago 4:11; Tito 3:2)
10. Capacidade de relacionar-se com as pessoas (Mateus 5:9; Romanos 12:18;
Efésios 4:31; Provérbios 17:14)
11. Sinceridade (Romanos 12:17; Efésios 4:24; Provérbios 11:1)
12. Sabedoria e conhecimento (Provérbios 2:4 -9; 8:33)
13. Pureza (2 Timóteo 2:22)
14. Afabilidade (Provérbios 18:24; 2 Timóteo 1:7)
15. Honestidade, lealdade (responsabilidade e fidelidade) (Provérbios 11:13;
25:19)
Portanto, não permitirei:
(opostos negativos)
1. Desobediência
2. Atitude de rebeldia, linguagem irreverente, respostas prontas, olhar de
desprezo, maus modos.
3. Raiva desenfreada, acessos de raiva, longas crises de autopiedade.
4. Impaciência e irritação
5. Preguiça, indiferença e desinteresse.
6. Rudeza, egoísmo.
7. Medo, timidez.
8. Depressão, lamúrias.
9. Críticas
10. Brigas
11. Mentiras, trapaças, roubo.
12. Ignorância, falta de instrução.
13. Pensamentos impuros, instrução sexual errônea.
14. Timidez excessiva
15. Irresponsabilidade, deslealdade.
FONTE:Escrito por Adriana C. S. Silva (Psicóloga)
SER LÍDER DE CRIANÇAS É UM MINISTÉRIO
“AJUNTAI O POVO, OS HOMENS, AS MULHERES, OS MENINOS E O ESTRANGEIRO QUE ESTÁ DENTRO DA VOSSA CIDADE, PARA QUE OUÇAM, E APRENDAM, E TEMAM O SENHOR, VOSSO DEUS, E CUIDEM DE CUMPRIR TODAS AS PALAVRAS DESTA LEI; PARA QUE SEUS FILHOS QUE NÃO A SOUBEREM OUÇAM E APRENDAM A TEMER O SENHOR, VOSSO DEUS, TODOS OS DIAS QUE VIVERDES SOBRE A TERRA À QUAL IDES, PASSANDO O JORDÃO, PARA A POSSUIR.” DT 31:12,13.
Trabalhar com crianças é um ministério. Somos chamados, capacitados por Deus para tal. Já posso até imaginar seu pensamento: “_ Opa! Então estou fora, não tenho esse dom para ministrar às crianças!” Só que “DEUS NÃO CHAMA OS CAPACITADOS, MAS CAPACITA OS CHAMADOS.” Se você é pai ou mãe, já foi chamado para este ministério, pois ele começa em seu lar. Se não, procure saber onde Deus lhe quer, qual é seu lugar no Corpo de Cristo. Estou torcendo para ser com as crianças, pois é muito frutífero!
SEGUNDO O DICIONÁRIO DE AURÉLIO, APASCENTAR SIGNIFICA: DOUTRINAR, ENSINAR, GUIAR, PASTOREAR. NUTRIR, ALIMENTAR, SUSTENTAR. RECREAR, DELEITAR, ENTRETER. AURÉLIO NOS DÁ MUITAS OPÇÕES COM AS CRIANÇAS!
No culto infantil espera-se que as crianças aprendam verdades Bíblicas, e que sejam ensinadas de acordo com suas necessidades e características próprias da idade. Os pais são beneficiados através deste ministério, pois podem participar mais ativamente do culto, enquanto suas crianças aprendem em sua própria classe.
MAS ATENÇÃO! Não vamos confundir os papéis, AOS PAIS CABE A RESPONSABILIDADE DE EDUCAR E ENSINAR A CRIANÇA A ANDAR NOS CAMINHOS DO SENHOR JESUS.
“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (DT 6:6, 7). “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (EF 6:4).
A PRINCIPAL FUNÇÃO DO PROFESSOR, É SERVIR DE MODELO PARA SEUS ALUNOS - SEUS DISCÍPULOS, (Mateus 28: 19,20; Atos 1:8). Pois “o veículo do ensino mais poderoso, é a pessoa humana, que vive o que prega”.
Se você está disposto a servir o Senhor neste ministério, então pode ser um apascentador de crianças, ou seja, pastorear os cordeiros (filhotes de ovelhas).
OBJETIVOS E PROPÓSITOS
O PRINCIPAL OBJETIVO DO MINISTÉRIO COM CRIANÇAS É ENSINAR A PALAVRA DE DEUS, a Bíblia, tendo Jesus como ponto principal do seu ensino, visando a salvação e o crescimento espiritual do aluno, desde criança até adulto. Através deste ensino, transformar a vida da criança. Vida esta, que deve expressar no meio em que vive, a fim de levar Cristo a outros, visando o crescimento do Reino de Deus.
ALVOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS:
-Que as crianças tenham uma experiência real e pessoal com seu amigo e salvador Jesus, dentro dos limites do seu desenvolvimento.
E se fizermos com amor, da melhor maneira possível, o senhor nosso Deus nos dará a devida recompensa.
“PORTANTO MEUS AMADOS IRMÃOS, SEDE FIRMES, INABALÁVEIS E SEMPRE ABUNDANTES NA OBRA DO SENHOR, SABENDO QUE, NO SENHOR O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO”. 1 CORÍNTIOS 15:58
Nossas igrejas devem ser motivadas a e investir no ministério com crianças, pois os resultados são eternos. É necessário que avaliemos nossas prioridades, nossos alvos , nossos métodos e nossos preconceitos. Precisamos começar nossa reflexão sobre a educação cristã infantil com base no ensino eficiente. Precisamos ver o bom - avaliá-lo e ver se não é possível melhorá-lo. Devemos fazer um exame minucioso em nosso processo didático de atividades e se necessário, mudanças, para que possamos alcançar nossas metas e NOSSO ALVO PRINCIPAL: FORMAR O CARÁTER DE JESUS NAS CRIANÇAS, NOSSOS DISCÍPULOS.
Para alcançarmos o propósito com qualidade e unção, precisamos fortalecer os relacionamentos, trabalhando com simplicidade, caráter, unção, buscando capacitação contínua, transparência, criatividade, coragem e amor... Muito amor! Eis o desafio de todos nós, educadores, ministros da Palavra de Deus.
As dificuldades e desafios virão, com certeza! Diante delas é preciso humildade para reconhecer nossas limitações, e coragem para vencer obstáculos. O CONFLITO É NOSSA MATÉRIA PRIMA. CABE-NOS TRANSFORMÁ-LOS EM VITÓRIAS. É isto que nos ensinou o Mestre dos mestres. Ao longo do ministério de Jesus Cristo as pessoas o reconheciam como mestre, capaz de transformar água em vinho, tristezas em alegrias, doenças em glórias para Deus... Jesus passou a maior parte de seu ministério ensinando verdades espirituais e curando as pessoas de seus males. Quão grande privilégio é poder seguir os passos de nosso Senhor Jesus!
SER MESTRE É SEGUIR INVESTINDO NO REINO DE DEUS, ACREDITANDO E VALORIZANDO AS PESSOAS. SER PROFESSOR É SER MODELO, EXEMPLO DE VIDA. É DEDICAR-SE AO MÁXIMO NO ENSINO. É VER A TRANSFORMAÇÃO QUE A PALAVRA DE DEUS EFETUA NA VIDA DAS PESSOAS QUE A RECEBEM, PROMOVENDO FELICIDADE! SER DISCIPULADOR É AMAR AS SAGRADAS ESCRITURAS, ASSIM COMO ESDRAS, DAR-SE POR ELA EM AMOR AO PRÓXIMO, PARA QUE O MUNDO VEJA QUE SOMOS DISCÍPULOS DE JESUS. É SE LANÇAR COMO INSTRUMENTO DE DEUS, PARA TRANSFORMAR AS VIDAS DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS.
Ser professor é ser privilegiado.
A recompensa é certa!
“QUEM OBEDECER À LEI E ENSINAR OS OUTROS A FAZEREM O MESMO SERÁ GRANDE NO REINO DOS CÉUS”.
Mateus 5.9 (BLH).
Nenhum comentário:
Postar um comentário